página com controle ActiveX para exibir imagens - não há risco apesar do aviso alarmista dos browsers...

 

História da Publicidade da Coca-Cola

atualizada em 7-nov-12

 

 

 

 

1980-1989 45 anúncios (11 NEW)

1980 - equipe olímpica americana na Boy Scouts Mag (escoteiros) costurando um emblema no que parece ser um uniforme escoteiro new

1980 - assim iam os anúncios para rádio, em fita com várias versões de ritmos e duas durações diferentes new

1980 - propaganda francesa promoção de 150.000 discos compactos (acho que a maioria das pessoas que ler isso aqui nunca viu um... vou fazer um link mostrando) e 50.000 posters. Mostra a linha completa de vasilhames, ainda garrafas grandes de vidro.

1980 - Pausa para o chá... muito doida. É improvável que ese copo tenha existido e usa uma frase de trabalho estranha "Coca Acrescenta Coisas à sua Vida" ou de forma mais simples "Coca Dá Mais Vida".

198x - Não sei de que ano é, mas envolve quase tudo. Garrafa média, copo de papel, duas marcas, note o estranho Coke em preto e branco e os 4 principais esportes dos EUA.

1981 - Concurso para ganhar um fantar com o grande astro do futebol americano da época (como praticamente todos os astros das propagandas da Coca, ninguém mais sabe quem é) e 5.000 dólares, uma merreca para uma empresa multimilionária As marcas Coke, Tab e Sprite caminam juntas. Lembre que temos uma área só para a TAB.

 

1981 - TAB na época da lata vermelha com seu copo exclusivo de cintura fina, muito difícil de encontrar atualmente new

1982 - Ah... Lançado um dos dois melhores slogans da marca que no Brasil virou "Coca-Cola é isso aí".

1984 - Os caras da McCann Ericsson achavam que ninguém ia perceber com dois anos de diferença, mas aí entra o historiador pentelho. Cuidado: não é a mesma foto. Note a posição do boné em relação ao cabelo. Mas é da mesma sessão.

1982 - Ebony, segmentada para negros, cena montada em mercearia do bairro. Sempre lembre as propagandas para negros tem muito mais valores familiares que as para os brancos, devido à religiosidade da população negra americana.

1982 - Ebony, segmentada para negros com banda de faculdade para negros. new

1982 - Para que mais? Super foto!

1982 - Bacana mas nem tanto.

1982 - "Coca-Cola é isso aí". A número 1 - simples e efetivo.

1983 - Rum e Coca-Cola amor a primeira vista. Sabe de quando é a música que está no clip do Youtube com as Barry Sisters? 1930 e pouco...

1983 - na França uma cacetada de produtos Coke. Não vou descrever, mas a empresa percebe que pode lucrar muito vendendo tralhas que não são bebidas e até mesmo roupas. Seu consumidor bebe a marca e quer usar a marca mostrando seu estilo de vida.

1984 - A Coca foi patrocinadora oficial das Olimpíadas de 1984, onde? Em Atlanta, sua sede. A cidade inteira estava decorada com cartazes da Coca, só perdendo para a última olimpíada em Pequim. Ainda preciso arrumar muitas fotos das ruas daquela época. A propaganda é uma porcaria... Sempre os atletas olímpicos trocam pins e a Coca fez muitos deles em quase todas as olimíadas. Tenho dezenas de fotos e qualquer dia mostro. Não são nada demais, mas são curiosos.

1984 - Essa é uma das primeiras do Gatorade, um opção bem mais lógica para o esportista do que a Coca. Anos depois a marca seria comprada. Você pode comparar os estilos da mesma época e ver quem estava mais à frente.

/span>

1984 - Casal na moto grande levando um six-pack atrás quase invisível. Remete às antigas com lambreta e moto pequena. O interessante é que o preconceito ainda era forte, as leis de segragação tinham caído há poucos anos nos estados do Sul e é um casal negro. Só para vc ter uma idéia do que era a Geórgia, cuja capital é Atlanta, sede da Coca e uma das cidades mais importantes dos EUA, em 1967 foi eleito um governador com uma plataforma especificamente racista e segregacionista. Mas espere, se a maioria da população era negra, como ele se elegeu? Não tinham direito ao voto...

1984 - Casal ruivo e loiro, bicileta e patins new

1984 - Casal moreno estilo portoriquenho na chuva new

1984 - Loiraço, quase estereótipo de ariano nas revistas para brancos new

1984 - Não me pergunte que bebida é essa Seagram 7 pois nunca vi na vida. Deve ser um rum concorrente do tradicional e imbatível Bacardi.

1985 - Alguma promoção de ganhar as bonecas. Há um aniversário da Estátua da Liberdade envolvida com um sutil incentivo a uma sociedade multirracial.

1985 - Opa! No meio do ano sai Coke is It e entra um tímido Enjoy (Curta, desfrute) que seria a menor frase de trabalho, apenas uma palavra.

1984 - A reformulação no teor "doce" da Coca, atinge também a TAB com o lançamento da pouco lembrada New TAB e a mudança do adoçante para Nutra Sweet, o que posteriormente deu a Coca-Cola LIght seu sabor correto nos anos 1990. Nova fórmula, volta a lata rosa. A lata azul à direita é da versão sem cafeína. Lata rara para encontrar new

vazio vazio

1985 - Lançamento das roupas Coca-Cola e isso não parou até hoje, tanto nas legais quanto nas piratas.

1985 - Guerra das Colas Diet. Era um momento em que a sacarina era uma grande vilã apontada pelos médicos como causadora de câncer. Todos usavam em tudo dietético. Não havia outro adoçante com preço competitivo. A Pepsi sai na frente (como saiu com sua diet antes) e coloca NutraSweet, apontando a outra como vilã. A sacarina foi reabilitada uns anos atrás a nível mundial e em alguns países nunca foi banida, sendo até hoje o único adoçante artificial no mercado - na verdade é o de pior sabor.

1986 - Um século de Coca-Cola e uma porpaganda vagabunda como essa. Coisas da McCann Ericsson sempre capaz de ads espetaculares e outros ridículos como este. A garrafa é uma montanha lá ao longe? Está meio de uns pedaços de carne? Ainda não entendi até hoje. Mas note na última linha o "The Coca-Cola Company" na tipologia do logo, utilizado até hoje. Caramba! Já faz 26 anos que isso se mantém...

1986 - Bizarra. Parecem os presidentes do Monte Rushmore, mas estão meio estranhos, bebendo Diet Coke! Tem uma promoção de empurra com cupom de desconto.

1986 - enquanto isso, para consumidores mais exigentes na Alemanha com leis sanitárias mais apertadas chega a Coca Light com NutraSweet.

1986 - Lançamento da Diet Coke sem cafeína new

1986 - Era um momento complicado para a empresa. Presidente novo, idéias estranhas e tinha sido lançada uma Coca mais doce chamada Coke para ficar mais parecida com a Pepsi pois os testes de consumo apontavam para a Pepsi com mais açúcar como preferida. Foi um tiro na bunda! O consumidor da Coca chiou. Houve cartas de ameça, protestos violentos e a empresa resolveu lançar a velha fórmula como Classic. Este é seu primeiro anúncio. Após tomar classics e normais de vários países, cheguei a conclusão de que em algum momento inverteram a produção e colocaram a adocidada nas embalagens Classic que existem até hoje e a antiga nas embalagens normais. Mas não posso provar isto. No Brasil tomamos uma Coca totalmente diferente de ambas. Aliás, em cada pais a fórmla muda muito.!  

1986 - Vermelho, Branco e Você baseball new

1986 - Vermelho, Branco e Você tênis new

1987 - Vermelho, Branco e Você Ebony segmentada. Esta propaganda saiu em muitos meses ao longo de vários anos nas revistas para negros new

1986 - Outro ad emblemático da série, publicado muitas vezes e em 1987 também. É uma foto perfeita, talvez uma das melhores entre todos os anúncios. Apesar da convivência óbvia entre Jeeps e Coca na sociedade americana, essa é primeira vez que o veículo icônico foi utilizado em combinação new

 

1987 - Dentro da linha de merchandising relógios exclusivos na rede Macy's. São bacanas, baratos e os colecionadores ficam malucos para encontrar algum que ainda funcione.

1987 - Max Headrom era um personagem meio filem meio animado de um programa imbecil de TV que fazia um sucesso danado. Ele foi garoto propaganda da Coca. Veja ao lado Max Headrom Coca-Cola ad no YouTube.

 

Max Headrom Coca-Cola TV ad

1987 - Reforço da Diet Coke sem cafeína new

1987 - Sai essa bela arte da Diet Coke que será repetida com outros textos em 1989 (veja abaixo) new

1988 - Intraduzível, algo como: "Poucas coisas que te completam são tão esvaziáveis..." new


1988 - É uma época de belíssimas fotos com macro "Para todos aqueles que lutam para chegar ao topo. Este é um lembrete de como é legal chegar ao fundo." new

1989 - Diet Coke patrocinando a NFL. Note os dedos protegidos do jogador após a partida. Já tem Coca Light há 3 anos fora dos EUA e só agora a Diet receb NutraSweet.

1989 -  Elle MacPherson estonteante em começo de carreira como modelo fotográfica. new

1989 -  Já existe a grande confusão de haver Coca-Cola Classic, Coke II (novo nome da New Coke), New TAB, Diet Coke e Coca-Cola Light, tudo no mercado norte-americano. Ad do Canadá francês new

1989 -  Ad do Canadá francês new

vazio

1988 - Mudando rápido as frases de trabalho - "You Cant Beat the Feeling" nunca teve contraparte no Brasil. Usando a técnica de 1984, é apenas uma releitura de ads usados ao longo de toda a história - depois do esporte, do tênis e do basebol.

1988 - Rivais em campo mas tomam a mesma coisa. Mostra bem a nova embalagem PET gordinha de dois litros.

1989 - Série Mundial de Baseball new

1989 - Não creio que alguém tenha tomado rum com diet coke, mas o ad está aí.

1989 - reforçando a Classic.

1989 - reforçando a Classic. Agora ela é a solução. a Coke que se dane.

por José Roitberg - roitberg@gmail.com