página com controle ActiveX para exibir imagens - não há risco apesar do aviso alarmista dos browsers...

 

História da Publicidade da Coca-Cola

atualizada em 12-feb-11

 

 

 

1960 38 anúncios
1960 - fevereiro - Um dos mais suaves sobre namorados, pena que a máquina está por lá. Repetido do ano anterior. Na década de 1960 há muitas repetições, anuais e até dentro do mesmo ano, em edições seguidas ou não. 1960 - fevereiro - cortejada por um monte de rapazes no baile de formatura. Se vc oferecer Coca-Cola ela vai aceitar? Bem, os tempos mudam...
Veja ao lado como era a campanha de TV e cinema para este ano
1960 - março - na revista Life uma inusitada combinação de lagosta com salada e Coca. Neste ano, os anúncios diferenciados com comida possuem aquele relógio em volta da marca no canto inferior esquerdo. 1960 - maio - Life - Belo trabalho fotográfico de namorados e copos, fixando a imagem na nova máquina.
1960 - Garrafa com gelo um anúncio simples e feio. Ao longo dos anos o tema da garrafa enfiada no gelo é recorrente, como se o gelo refrescasse e não congelasse... 1960 - junho - na revista Look o mesmo layout básico com a parte inferior diferente só que montado em uma página mais larga
1960 - junho - na revista Better Homes & Gardens - Queria saber quem fazia as comidas dos anúncios... 1960 - junho - Life - Depois de casados o namoro continua. Perceba como é complicado documentar corretamente apenas os ads institucionais. Aqui em 1960 conseguimos 4 anúncios diferentes para o mês de junho definidos não só por mídia como por edição. Havia nos EUA muitas revistas bi-semanais, que saiam duas vezes por mês.
1960 - junho - Time - Minimalista, mostrando bem a nova máquina de self-service com a frase: "Coca no trabalho mantém os empregados refrescados". Repetição da bela série de 1959. 1960 - São ads voltados para a interessante opção de ter as máquinas de venda nas empresas ou nos locais de trabalho, como em corredores ou portarias. Sabemos que nos EUA há máquinas até em calçadas, na rua.
1960 - Aqui temos o detalhe do ad do arquiteto. 1960 - Encontrei na pesquisa esta que é das primeiras sobre TV a cores. Note o tubo ainda quase redondo. A RCA faz um anúncio institucional mostrando estar presente em toda a linha da produção de TV desde o estúdio até sua casa.
1960 - Anúncio de Israel, em hebraico traduzido fica "Gostoso É Viver Coca-Cola". Mas atenção este é um anúncio comprovado de 1960. Esse slogan foi aplicado nos EUA e no Brasil apenas uns 30 anos depois. 1960 - Namorados na chuva.
1960 - A abordagem de um grande concorrente era bem diferente. 1960 -
1960 - Mulher na volta das compras, com os pés cansados, no estilo Pepsi. Aqui podemos explicar uma coisa. Em vários momentos as agências de publicidade da Coca e Pepsi, cooptaram profissionais umas das outras, aumentando seus salários e levando os layouts para lá e para cá. As semlehanças não são cópias, mas trocas de publicitários. 1960 - Tributo aos Escoteiros dando para ver a garrafa verde
1960 - A guerra das Colas também passa por uma pouco documentada guerra pelos corações, mentes e barrigas dos escoteiros. 1960 - Os anúncios de escoteiros erma basicamente na Boy's Life Magazzine e outras para jovens ou só para escoteiros. Em seu momento de glória, a Boy's Life tirava mais de 1,5 milhões de exemplares por mês, colorida, mas e, papel jornal (tipo gibi antigo).
1960 - Anúncio argentino com a garrafa pequena e uma frase de trabalho ainda antiga: "Sinal de Bom Gosto" na última linha. 1960 - O texto mudou um pouco e os sanduiches criativos no formato de naipes de cartas são muito mais interessantes. O slogan do ano era "Fique Realmente Refrescado... A qualquer hora".
1960 - Life - ao longo do ano há uma pesada campanha de Coca com belos pratos. Não sei se isso é uma torta ou omelete. 1960 - Life - muito requintado e acho que vc nunca comeu ou viu: aspargos verdes enrolados em presunto e ketchup. Tem tudo para ser bom e devorado mais ou menos em 20 segundos...
1960 - julho - Life - pois é, em julho temos este anúncio estranho, parece que feito as pressas com uma das fotos do rolo da garrafa na neve. Devia estar havendo algum problema com marcas, pois a ênfase é para o texto: "Coke significa apenas Coca-Cola e Coca-Cola significa apenas Coke... Cada uma é uma marca registrada que identifica somente o produto da The Coca-Cola Company." Estranho, mas pelo menos aparece pela primeira vez um raro copo de papel em anúncio da empresa. 1960 - agosto - Life - "Float With Coke" funciona foneticamente perfeitamente em inglês mas sua tradução para "flutua com Coca" é ruim. Essa moda de jogar bolas de sorvete na Coca foi muito incentivada em vários anúncios mas pelo jeito não pegou. No Brasil se misturava Coca com sorvete de creme para fazer a "Vaca Preta". Também havia a "Vaca Amarela": guaraná com sorvete de creme.
1960 - setembro - Saturday Evening Post  - No caso, é a garrafa média de 290 ml que ainda temos de montão no Brasil. O curioso é sair no mesmo mês, já início do outono, um anúncio de inverno em uma publicação e ao lado um anúncio de verão, ambos totalmente deslocados no calendário das estações. 1960 - setembro - Sport's Illustrated - ver comentário ao lado
1960 - Bailarinas tomando Coca com açúcar... Tá bom. 1960 - outubro - Life - revistas largas como a Life e estreitas como a outra davam ads bem diferentes. É uma percepção visual distinta o ad sangrado a esquerda com o emoldurado como este. A qualidade de impressão das mídias podia alterar fortemente as cores e detalhes.
1960 - outubro - Sports Ilustrated - nada de bailarinas aqui. 1960 - outubro - Life - É uma fase em que o texto se repetia e a grande foto, aproveitando os novos recursos de fotografia e fotolitos a 4 cores ganhava um espaço quase total, substituindo os trabalhos de arte.
1960 - Anúncio mantendo as características da série americana, publicado no Equador. A adaptação do slogam ficou muito boa com "Coca-Cola Refresca Melhor". Note também o início da frase principal com uma palavra de cada cor. Isso só seria usado nos EUA alguns meses depois. Note que em toda a América Latina emquase todos os ads são usados modelos locais, e não artes americanas. 1960 - esta é uma das classicas da Coca-Cola e pelas roupas já mais para o final do ano.
1960 - Esta aqui coloca pão francês com queijos especiais como o gorgonzola dentro das combinações do refrigerante popular com lanches sofisticados vistos ao longo do ano. 1960 - novembro - Life - Belo trabalho na série de boliche, mas note a apresentação dos copos de papel vermelhos e já uma mudança nas cores da máquina com a a frente amarela retornando com um layout de campanha do começo do ano.

1960 - dezembro - na revista Ebony - revista dirigida ao público negro nos EUA ainda numa época de apartheid declarado. Não é um anúncio envolvendo negros e pode ser que os outros que sairam na Life, também sairam na Ebony. dezembro foi um mês longo então temos um ad que não é de Natal.

Já temos um arquivo completo da Ebony que será nossa próxima fase de trabalho.

1960 - dezembro - Look - Um dos mais simpáticos anúncios de Natal. O curioso é que é totalmente dissociado de qualquer das quatro campanhas pesadas que vimos ao longo do ano. passe o mouse para detalhe new

por José Roitberg - roitberg@gmail.com