página com controle ActiveX para exibir imagens - não há risco apesar do aviso alarmista dos browsers...

 

História da Publicidade da Coca-Cola

atualizada em 2-feb-11

 

 

 

1956-1957 47 anúncios
1956 - Sempre que a Coca usa bolhas de gás ou gotas nos vidros temos umas artes muito boas como essa "Até as bolhas tem um melhor sabor" - Guerra aberta com a Pepsi. 1956 - Como encontrei até agora 4 anúncios da campanha Bolhas, é provável que haja mais. Este é de fevereiro na revista Life: "Este é o sabor cuja unicidade é diferente..."
1956 - Uma qualidade distinta das outras. 1956 - "A bebida mais amigável na Terra" é uma curiosa frase de trabalho desta campanha mas que não foi usada no primeiro ad.
1956 - página dupla na Life. Sairia algo como: Coca-Cola deixa você no melhor de sua "borbulhança"... ou no seu melhor brilho. Os redatores das frases de trabalho para as campanhas da Coca eram e continuam sendo especialistas no intraduzível e ambíguo. 
1956 - O mesmo conceito das cocas cruzadas em maio no Saturday Evening Post. "Este grande sabor da Coke" 1956 - em junho na Life, em minha opinião uma das melhores propagandas da história da Coca-Cola. Além de ter um layout único, jamais repetido eu deixo para você a interpretação das diversas mensagens que o garoto de short e descalço ao lado do vestido criam. Dá para dar uma aula só com isso aqui. Não tente beber assim...
1956 - bonitinha mas ordinária em julho também na Life 1956 - Saturday Evening Post em setembro, cena bem familiar americana tradição de avô para neta.  
1956 - em outubro na revista Collier's aparentemente secretárias na hora do almoço com evidência total para a máquina de servir 1956 - este anúncio estranho, faz parte de outra campanha, com  garotos em atividades esportivas. Comemora a marca de 50 milhões de cocas vendidas por dia.
1956 - incentivo às máquinas de venda nos locais de trabalho, neste caso com algo super moderno como um turbina a jato de aviões de combate 1956 - a fama vêm e some... Glória Romero foi a rainha do cinema nas Filipinas, quando o país caminhava para a ocidentalização. A propaganda local da engarrafadora San Miguel é em inglês mesmo.
1956 - ao lado temos um ad em quadrinhos fotográficos numa emblemática revista Look que conseguiu unir na capa David Ben Gurion, primeiro ministro de Israel e Marilyn Monroe. A manchete é "Árabe X Judeu... Qual a esperança para Israel?"
1956 - "Ao para sempre juntos" um brinde com Coca-Cola mas "inspirado pela McCall's" não consegui entender o que é isso. 1956 - Uma arte super estranha, meio cartoon, "Faça sua festa borbulhar" e com uma campanha para arrumar um disco para aprender a dançar em casa.
1956 - Note a pobreza da foto posada contra a as artes anteriores. O artista é sempre superior à realidade. Essa frase é intraduzível. Sairia algo como: Coca-Cola deixa você no melhor de sua "borbulhança"... ou no seu melhor brilho. Os redatores das frases de trabalho eram e continuam sendo especialistas no intraduzível e ambíguo. 1956 - borbulha... borbulha... tema recorrente de estudantes no bar. Só que estudando e paquerando...

1956 - Este envelope de primeiro dia de circulação e comemorativo está aqui pois me deparei com ele durante minhas pesquisas. Marca um momento único. São os engarrafadores de Coca-Cola no Egito patrocinando o Segundo Jamboree (encontro) de escoteiros árabes. Nós ocidentais nem sabemos que houve escoteiros árabes e muito menos, ao que tudo indica, dois encontros. Nesta época Nasser promovia o Panarabismo e o nome do encontro reflete isso. O apoio da Coca ao escoteiros não se limitava ao Estados Unidos. Foi no campo de Abukir em julho de 1956. Pouco depois ocorreu a Guerra do Sinai onde Inglaterra e França, com apoio de Israel atacaram o Egito que havia nacionalizado o Canal de Suez e impedido a passagem de navios de várias bandeiras ocidentais.

1956 - Brasileira, super criativa a qualquer hora.

1956 - PRESTE ATENÇÃO!!! ESTA É A MAIS BANIDA PROPAGANDA DA COCA DEPOIS DA SUÁSTICA DE BRINDE DOS ANOS 1920...

NO SEU CAMINHO OU JORNADA COCA-COLA A TORNA OU O TORNA GAY !!!

Ah... Boa época antes do movimento sair do armário e se apropriar da mais bela palavra da língua inglesa "gay" alegre e do arco-iris...

Mas este ad é de Sidney, na Austrália, não dos EUA.

A suástica de brinde, sem ter a ver com o nazismo, está no final desta página. Estamos preparando uma página especial sobre a Coca-Cola durante o regime nazista.

1956 - na revista Time, voltada mesmo para um público da área econômica e administrativa um ad com tema de escritório dizendo que a Coca "É tão boa quanto os negócio"... Compare com os meninos largados no gramado lá em cima... O curioso é que esta edição é do dia 31 de dezembro. 1956 - Essa poltrona aí é uma Ray Eames, obra de arte do design de mobília dos anos 1950 "...e um Feliz Natal para todos".
1957 - janeiro - Life - é iniciada uma das mais espetaculares campanhas com o tema de "lugares" com a arte inigualável de Jack Potter. Mas por que este primeiro ad, sobre Acapulco, no México, tem um traço tão diferente? É outro artista: Robert Fawcet... 1957 - fevereiro - Life - Na estação de esqui de Sun Valley, agora sim se inicia a passagem espetacular de Jack Potter.
1957 - março - Life - Dentro do tema países, Havaí, que muito americano não sabe que faz parte dos Estados Unidos... 1957 - 13 de abril - aqui nós vamos ter um daqueles problemas interessantes de mesma arte em mídias diferentes em meses diferentes. Temos a data exata desta publicação na Life sobre o Caribe. por outro lado, saiu em julho no Saturday Evening Post, também com data confirmada e layout cortado para caber. passe o mouse na imagem para o detalhe da assinatura de Potter.
1957 - maio - Life - Eu ainda não entendi essas três tiras ou árvores brancas em primeiro plano. Se alguém quiser explicar, mande. Em Paris. 1957 - junho -  Life - O lago Louise devia ser um local importante de passeios do pessoal da Califórnia.
1957 - julho - Life -  a eterna Veneza. 1957 - Saturday Evening Post, com a mesma arte da Life de abril.
1957 - agosto - Life - Baden-Baden na Alemanha, uma cidade de spas, hoje com pouca evidência.  
qual teria sido a de setembro??? Ainda vou achar, mas suspeito
ser a do Rio de Janeiro que saiu em outubro no SEP.
1957 - outubro - Life - 100 países, 58 milhões ao dia. Não precisava ser gênio da gerência para ver que as fotos estavam muito ruins e a arte volta pesada com um estilo maravilhoso, e um novo slogan "Sinal de Bom Gosto". Voltam, os temas países coma Índia. O artista responsável por esta série magnífica é Jack Potter. Pena que não deixaram-no fazer a de Natal... 1957 - outubro no Saturday Evening Post com o Rio de Janeiro, mostrando que havia pelo menos duas campanhas iguais rodando em meses diferentes... Curioso.
1957 - novembro - Essa praia é Biarritz na França, note a moderna máquina fotográfica 6x6 de fole e a sacolinha da Coca. passe o mouse na imagem para o detalhe 1957 - 2 de dezembro - Life - Tóquio
1957 - março - Better Living, mas neste universo terrivelmente complexo e infinito da publicidade da Coca-Cola, havia uma segunda campanha a cores nas revistas. "Para uma excelente pausa, tenha uma Coca-Cola."   1957 - maio - Better Living - "Divirta-se! Tenha (ou tome) uma Coke" na primavera.
1957 - junho na Boy's Life - "É bacana estar junto." 1957 - julho - Better Living, até agora a única que encontrei com o tema "casa da árvore" tão típica dos subúrbios e áreas rurais americanas.
1957 - essa aqui também é meio estranha com aquela coisa de passar de avô para neto e uma grafia diferente da outras campanhas. 1957 - pela grafia cursiva, mais parece uma propaganda da Pepsi e não tem nada a ver com nenhuma das duas campanhas. Inclusive temos no logo vermelho um "Serve Coca-Cola" é sirva mesmo, ao invés do "Drink". Isto é característico de outras campanhas. Uma dos modelos mais bonitas de toda a história da marca, em minha opinião.
1957 - Não é simples encontrar os ad de Natal da Pepsi, então cá está um e note a abordagem totalmente diferente. As pessoas importam para a Pepsi, o ícone e as cores importam para a Coca. Pode-se ver bem as garrafas de ambas e como eram diferentes. "Tome uma Pepsi, gente feliz!" 1957 - Note que curioso os dois slogans, o antigo em cima e o atual embaixo no mesmo anúncio com uma arte hiper-realista parecendo foto.
1957 - este é um poster em cartão, provavelmente de ponto de venda comparando a altura que teriam as 58 milhões de garrafas vendidas por dia com construções, montanhas e ações. Bem, são mais de 7.000 milhas ou uns 11.200 km.   Apesar do NSDAP - Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães - Partido Nazista - estar constituído formalmente desde 1921, a suástica era amplamente utilizada em todos os países na década de 1920 com sua intenção indiana original - boa sorte. A Coca fez em 1925 este brinde, coisa raríssima entre colecionadores e banida de todos os catálogos de coleção e da empresa. Não tem a ver com o NSDAP nem com as operações da Coca-Cola na Alemanha entre guerras e nazista.. É um brinde americano. É comum encontrar suásticas em elementos arquitetônicos dos anos 1920 em todo o mundo ocidental. No RJ e SP está cheio disto. Até hoje pode ser visto no mosaico do mesanino e da base da escada de entrada do teatro do Copacabana Palace no Rio de Janeiro. Curiosamente os nazis não adotaram este brinde de 1933 a 1945.

por José Roitberg - roitberg@gmail.com