página com controle ActiveX para exibir imagens - não há risco apesar do aviso alarmista dos browsers...

 

História da Publicidade da Coca-Cola

atualizada em 27-jan-11

 

 

 

1940 22 anúncios
1940 - A Europa já estava em guerra desde 1938. Os marinheiros americanos já morriam nos navios de ajuda militar aos inglêses no Atlântico Norte, mas a sociedade americana achava que o país seria o grande vencedor pois não entraria em combate e suas praias jamais seriam invadidas. "A sede não pede nada a mais"Não sei se com a guerra andando todos os ads passam a ter o fundo verde, voltando ao tema do verde mais escuro na arte. 1940 - um poster alternativo. Tem o estilo pinup da época. Se vc não sabe o que pinup girl, então aí vai. Os garotos cortavam as fotos de revistas, jornais e calendários e prendiam nas paredes, camas ou qualuer lugar com uma tachinha na parte de cima "pin  up", sacou?
1940 - "Relaxe, vai com calma" num jogo de baseball. 1940 - "... e uma Coca-Cola" para acompanhar seja lá o que ela está comendo.
1940 - ano realmente com uma campanha para tomar Coca no almoço. Desta vez a garçonete traz. 1940 - "Torna um almoço rápido mais refrescante".
1940 - característica propaganda de inverno. 1940 - Mulheres, compras e Coca - "Faça uma pausa e compre refrescada".

1940 - Opa! Onde estavam as máquinas novas em 1940? "A sede para aqui"

1940 - Uma sobra da campanha de 1939, provavelmente publicada em janeiro. Específica para a publicação eu detesto essa campanha e não estou nem aí para ela.
1940 - "Tire um minuto para se refrescar". Em 1939 era a mulher na poltrona com o aspirador ao lado. Agora ela para polir algo de prata. 1940 - Para você não ficar imaginando se estes quadros tinham alguma informação útil, aumentei um. Não agrega nada.
1940 - Há uma estranha campanha publicitária em preto e branco, com textos enormes e uma frase de trabalho esquecida: "Atos familiares (a você) que tornam sua vida mais agradável" - você "abaixa" a mão para comprar um ingresso de cinema ou levanta mão com esse copo. 1940 - Você clica sua câmera ou segura este copo.
1940 - Você segura firme o volante ou agarra esta garrafa. 1940 - Você lê as notícias ou segura este copo bem conhecido.
1940 - Você liga o interruptor ou levanta este copo. 1940 - Você sintoniza o dial do rádio ou levanta esta garrafa gelada.
1940 - Você alcança o telefone ou vira esta garrafa gelada. 1940 - Você escolhe seu tempo (termostato) ou levanta esta garrafa.
1940 - não é uma propaganda impressa mas um cartão com dobradura, talvez para as caixas do Canadá frances 1940 - "Alguém sabia que eu estava vindo" Muito texto, propaganda fraca de Natal.
1940 - O nome desse personagem é Sprite, que depois virou marca. Ele é uma personificação do Jerk genérico e até o momento esta é a primeira propaganda que temos onde ele aparece. "Trabalhe refrescado". Não parece ser um anúncio de publicação mas um pequeno poster.  

por José Roitberg - roitberg@gmail.com