página com controle ActiveX para exibir imagens - não há risco apesar do aviso alarmista dos browsers...

 

História da Publicidade da Coca-Cola

atualizada em 7-jun-12

 

 

 

 

1900-1905 37 anúncios 1 new
1902 - um rodapé na publicação de Chicago provavelmente destinada aos farmacêuticos. No alto pode-se ver a data.
1903 - Marca registrada estampada de forma segura em cada garrafa Beba somente a genuína - Já temos engarrafadores anunciando. Na verdade quem me mandou esse sobrepôs dois ads do mesmo jornal. O primeiro é genérico e não sabemos se pode estar relacionado com a "Acme" (pode um treco destes...) e o segundo é da Tacon engarrafadora.
1902 - este anúncio usa fontes muito modernas e radicais para a época mas estes dois arquitetos ou engenheiros parecem muito doidões. Ainda estamos na época da cocaína permitida.  

1903 - alerta do engarrafador do Texas mostrando o rótulo verdadeiro a chamando a atenção para falsificações - new

1903-JAN-15 - THE MACON TELEGRAPH

1903-feb-09 - THE MACON TELEGRAPH

1903 - estas duas se complementam é um livro de capa mole (pulp fiction) com a propaganda da Coca em suas core originais Bege sobre azul na quarta capa. "Aqui está o refresco para o cérebro e corpo cansado... Tenha certeza de pegar a genuína". Esse anúncio é da matriz de Atlanta.

1904 - É o primeiro anúncio moderno de fixação de marca que encontramos. Ele já foi repetido milhares de vezes, em jornais, revistas, panfletos, letreiros etc. É a perfeição. É a demonstração de como uma logomarca desenhada pode ganhar um significado de icone.

1904 - A sede da empresa em Atlanta colocou à venda chiclete de Coca-Cola, afirmando que ele tinha as mesmas propriedades tônicas da bebida. Pelo anúncio, tinha que ser comprado pelo reembolso postal.

1904 - Note que trabalho artístico complexo. A moça pintada é cantora de ópera Hilda Clark umas das primeiras garotas propaganda. "Deliciosa e refrescante, beba Coca-Cola nas fontes e em garrafas com gás - 5 centavos" passe o mouse para o detalhe do copo com logo

Há inúmeras variações desta arte como a de 1/4 de página, ao lado ou página inteira, abaixo da Everybody's Magazine.

 
 

1904-Jul-08 - THE MACON TELEGRAPH 

1904 - preste muita atenção! é a edição de Natal de 1904 dessa publicação que traz um anúncio da Coca-Cola com as cores do Natal. Passo a atribuir esta como a primeira propaganda de Natal da empresa, desmontando cada vez o mais o mito de 1934... 1904 - Beba uma garra de Coca-Cola já com rótulo diamante branco e vermelho, "A bebida mais refrescante do mundo. Muito adequada para o tempo quente, excepcional (?) no tempo frio." Portanto é um anúncio realmente sazonal de inverno. Não consegui ler o segundo texto, mas vou correr atrás disto.
1905 - quarta capa da America Monthly um anúncio comlpetamente aristocrático complicado, misturando estilo nouveau com colunas jônicas, uma bagunça completa. "É uma deliciosa, palatável e saudável bebida. Ela elimina a fadiga e é indispensável para HOMENS de negócios e profissionais, estudantes e atletas. Ela alivia a exaustão mental e física e é a favorita das MULHERES quando sedentas, aborrecidas e desanimadas"... "A bebida mais refrescante do mundo".

1905 - Detalhe do logo em 3D do anúncio anterior publicado na American Monthly ao lado

1905 - Saturday Evening Post, um homem de negócios de meia-idade toma Coca em um copo, com moças atrás, no balcão, mostrando que era um bom lugar para pegar uma garotinha..

1905 - "Para os estudantes e trabalhadores com o cérebro tome um copo de Coca-Cola às oito para manter o cérebro claro e a mente ativa até às onze". Lembre-se que o mundo ainda estava sem luz elétrica e às oito, todo mundo já estava dormindo. Note o belo contorno em branco das letras. Da revista Harper's Monthly. Note o calendário na parede.

1905 - Classe alta frequentando os bares, com uma bandeja escrito "Drink Coca-Cola" na mesa. O cartaz ao fundo diz: "Reanima e Sustenta". "Px - Tome um copo de Coca-Cola quando estiver cansada na compras. Ele dá energia e vigor". Harper''s Monthly. "Px" foi usado durante muito tempo para indicar remédios com receita - "prescription" - ou para indicar que algum produto era associado com uma receita, algo indicado com remédio.

 

1905 - Esse é um anúncio importante da Coca-Cola no texto, dessa série com fonte script, temo uma primeira contabilização de vendas: "Vendas em 1904 de 1.133.187 galões mostrando que é valiosa e apreciade por todas as classes (sociais). " É uma conta estranha, pois daria algo como 5 milhões de litros, a 5 centavos cada 200 ml, masi ou menos o copo, teríamos 25 centavos o litro, portanto teríamos algom com U$ 1.250.000,00 de faturamento em 1904, uma fortuna inimaginável para a época. 1905 - A Coca já está associada com uma parada de estrada mesmo quando a indústria automobilísitica dava seus primeiros trancos. O carro é importado, inglês. Apesar desse anúncio ser P&B se percebe que o letreiro é o original de fundo branco e letras azuis. "Onde quer que você vá, você vai encontrar Coca-Cola em todas as fontes para refrescar a sede e revigorar a fadiga do corpo e acelerar o cérebro cansado".
1905 na revista Massengale o primeiro até agora relacionado com a prática do esporte, no caso golfe e tênis. 1905 - Um homem e um garoto, parecendo entregador de alguma coisa sentados a uma fountain, onde se pode ver os diversos elementos técnicos que a compunham "satisfaz os sedentos e ajuda os cansados."
1905 - Lindo anúncio da revista The Independent, com uma garota propaganda não tão jovem assim. Note a associação do produto com o consumidor de classe alta. É outra cantora de ópera famozíssima e esquecida: Lillian (Norton) Nordica. É o primeiro logo vermelho e branco que encontramos. 1905 - Outro anúncio da Independent com Lillian Nordica logo em vermelho e branco e invertido. Essas cores são mais antigas que muita gente pensa.

1905 - É o primeiro anúncio de página dupla que encontramos. A posição é essa mesma: um vertical e um horizontal. Em detalhe ao lado.

"Mulheres que estão na moda na soda fountian, todas saudáveis e alegrese felizes e todas bebendo Coca-Cola. Por que? Devido ao seu sabor delicioso e resultados benéficos."

1905 - Anúncio de jornal. Sempre bateram na tecla de aliviar o calor. Agora vêm com "Bebida de Inverno" "E fique atento contra tomar substitutos observando a marca registrada Coca-Cola na tampa, no rótulo e no fundo da garrafa. A bebida mais refrecante do Mundo". O artista não conseguiu desenhar o logo de forma correta. Já contamos mais de 100 concorrentes da marca. Muitos deles estão em nossa seção de curiosidades. A história oficial da Coca diz que começaram a fazer isso no natal de 1924, mas vemos que não é o correto.

1905 - junho - National Geographic, quarta capa, colorido, mujito desgastado pelo tempo, mas salvo.

por José Roitberg - roitberg@gmail.com