página com controle ActiveX para exibir imagens - não há risco apesar do aviso alarmista dos browsers...

 

História da Publicidade da Coca-Cola

atualizada em 7-jun-12

 

 

 

 

1886 - 1899 17 anúncios 1 new
Esta área do site usa Microsoft Silverligh - This area uses Microsoft Silverligh - click for FULL ZOOM
29 de maio de 1886 - É o primeiro anúncio da Coca-Cola. Foi publicado por John Penberton no The Atlanta Journal. Este material foi disponibilizado por Phil Mooney, arquivista e historiador oficial da Coca-Cola em Atlanta. Nesta data, no ano passado ele deu uma entrevista de rádio (em inglês) defronte onde era a farmácia de Pemberton.
Você pode escutar a entrevista por este link
1887-Abril-19 - DAILY ENQUIRER SUN, COLUMBUS, GEORGIA.  A farmácia (Drugstore) oferecia diversas marcas de água engarrafada e também na fonte, e o Remédio para Dor de Cabeça, Coca-Cola. Pela burocracia da época, vemos que o anúncio começou a circular em 15 de janeiro com um contrato de 6 meses.

1887-Abril-26 - DAILY ENQUIRER SUN, COLUMBUS, GEORGIA. Observando este jornal, percebemos que havia várias páginas de anúncios em forma de nota curta. Sabemos que são anúncios porque as notas são repetidas em várias edições:

"Coca-Cola. O grande específico para dor de cabeça, é delicioso, refrescante e revigorante. O novo e popular refrigerante de ´fonte´ contem as propriedades tônicas da maravilhosa planta Coca e da famosa noz de Cola. Evans & Howard, na Central Drug Store, fornece-a fresca em sua fonte de refirgerantes."

1887-Abril-29 - DAILY ENQUIRER SUN, COLUMBUS, GEORGIA. Apenas 3 dias depois o jornal resolve transformar as notas em anúncios verdadeiros.

1887-Maio -24 DAILY ENQUIRER SUN, COLUMBUS, GEORGIA. Em maio passam a usar um testemunho que durou alguns anos:

"Esse grande específico para dor de cabeça e tõnico dos nervos curou 50 casos de dores de cabeça difíceis, como alguns de nossos melhores cidadãos podem testemunhar, nunca falhou uma única vez. "

1887-Julho-14 DAILY ENQUIRER SUN, COLUMBUS, GEORGIA. Em julho passam a usar um testemunho que durou alguns anos:

" Pegue bem gelado e borbulhante na fonte em Evans & Howard."

1891-agosto-04 Union Recorder, Milledgeville, Georgia. Sem dúvida é o primeiro anúncio com texto poético publicitário mesmo:

"Coca-Cola é agora servido na Milledgeville Drug Company. Crianças choram por ela. Moças tem a atenção chamada por ela. Os garotos ruins mentem por ela. E os velhos amigos (algumas vezes) morrem por (ou pela falta) dela. E todo mundo que tem bom gosto deve dar uma olhada nela. 5 cents o copo"

 vazio
1892 - Por enquanto o primeiro anúncio que conseguimos encontrar. No conseguimos traduzir a palavra "Trude" mas achamos que fica assim: "Aumente o movimento em sua loja de refrigerantes vendendo Coca-Cola, a bebida deliciosa e refrescante. A Coca foi criada em 1886. 1893 - "Deliciosa. Refrescante. A bebida para o cérebro e para os nervos. Cura dor de cabeça". Do jornal Daily Fitchburg de Boston.

1894 - jornal da cidade de Woonsocket, Pensilvânia - "traga seu ticket de Coca-Cola", para tomar um copo grátis, afirmando que é a melhor e mais pura fountain da cidadezinha. new

 vazio
1896 - Essa raríssima propaganda colorida de 1896 parece ter sido feita em tecido, curiosamente com o logo em vermelho. "Cura a dor de cabeça e alivia a exaustão". aos 10 anos da produto. 1896 - Hires Rootbeer que existe até hoje já era uma concorrente, inclusive na publicidade. "Meu Deus - Mas isso é bom!" e já usando crianças.
189? - Espetacular propaganda colorida, verdadeira obra de arte. além de um registro histórico de época, temos um suporte de luxo para o copo, provavelmente de prata. e o uso do espelho para dar um recado muito simples e eficiente: Beba Coca-Cola por 5 centavos.... click para FULL ZOOM
188? - encontramos este anúncio de jornal da Coca-Cola, sem o logo mas assinado pelo próprio John Pembertom, o criador. Ainda não foi possível defeinir a data correta. Por não haver o logo, pode ser que seja o primeiro. O texto é muito importante e está traduzido ao lado. É um anúncio do concentrado original e não da bebida.

tradução - Coca-Cola concentrado  e extrato. Para águas com "soda" e outras bebidas carbonatadas (NE: com gás carbônico). Esta "bebida intelectual" e drink de temperança (NE: de abstinência, sem álcool) contém as valorosas propriedades tônicas e estimulantes nervosas da planta Coca e das nozes de Cola (ou Kola), e faz não apenas uma bebida deliciosa, alegre, refrescante e revigorante (servida com soda water fountain ou em outra bebida carbonatada), mas um valoroso tônico para o cérebrro, uma cura para todas as doenças nervosas - dor de cabeça, neuralgia, histeria, melancolia etc. O sabor peculiar de Coca-Cola delicia qualquer paladar e é servido de uma soda fountain da mesma maneira que qualquer concentrado de frutas. John Pemberton, químico, único proprietário, Atlanta, Georgia

1898 - 14 de abril - "Increase trade at your fountain by dispensing delicious, refreshing beverage. Coca-Cola. No fountain beverage ever increased in popularity so rapidly. None wil draw so many costumers to your fountain. Atlanta - Chicago - Dallas - Philadelphia - Los Angeles" - "Aumente o comércio em sua fountain oferecendo uma bebida reliciosa e refrescante. Coca-Cola. Nenhuma bebida de fountain cresceu de popularidade tão rapidamente. Nenhuma vai atrair tantos fregueses para sua Fountain" - new

1898 - 17 de novembro no jornal semanal voltado aos famacêuticos

e abaixo, na mesma publicação um ano depois em 9 de novembro de 1899

Essa série de anúncios mostra a compreensão de marketing desde os primórdios patrocinando e anunciando em mídias segmentadas não para o cliente de rua, mas para os lojistas. A Coca sempre anuncio nestas mídias, enquanto farmácias eram relevantes.

 vazio

por José Roitberg - roitberg@gmail.com